Artigos

Para o bem ou para o mal, consumidores continuam sendo pessoas

Por Julio Sampaio.

Nas costumeiras reuniões nos veículos e nas agências é comum ouvir expressões do tipo: “na internet é diferente”, “isso não funciona no digital”, “nas redes sociais não é isto que importa”, “o consumidor na internet tem uma lógica diferente”. Por mais que partam de pessoas competentes e bem intencionadas, recebo estas afirmações com muita desconfiança.

Veja mais

Como diria o Professor Belmiro, o Brasil não é mesmo um país para amadores

Por Julio Sampaio.

Lembrei-me do título de um dos livros do Professor Belmiro Valverde, o Brasil não é para amadores ao alugar um carro em Curitiba, uma vez que deixara o meu no Rio de Janeiro. Minhas únicas experiências em alugar um carro tinham sido no exterior e estava certo de que no Brasil também seria algo simples, sem maiores complicações. Programei pegá-lo no aeroporto.

Veja mais

Fatia de tomate na pizza de mussarela?

Por Julio Sampaio.

Não há quem não goste de ser tratado com educação e gentileza, coisas que não custam dinheiro e que fazem toda a diferença. Nas relações pessoais, isto deveria ser o mínimo usual, o ponto de partida básico. Nas relações entre empresas e clientes nem se fala. Empresas investem em pesquisas de mercado e de produto, desenvolvem campanhas de publicidade,

Veja mais

Como nos vingar dos maus tratos?

Por Julio Sampaio.

O sentimento de vingança não é dos mais admiráveis. Na maior parte das vezes, faz pior a quem o sente do que ao alvo a que se dirige. Mágoas e vinganças são frequentemente associados a origens de doenças crônicas, e mesmo que não haja uma comprovação científica disso, parece que existe uma lógica, já que são sentimentos que ficam represados, representando o inverso de libertação, que é jogar o que não presta fora e seguir em frente.

Veja mais

Reconhecimento e coisas que continuam importantes

Por Julio Sampaio.

equipe de logística da Gazeta do Povo está comemorando um prêmio recebido da Revista Tecnologística, especializada no setor, por um projeto de rastreamento de suas entregas. Ao longo de sua história, o jornal tem recebido diferentes prêmios nas áreas de jornalismo e de publicidade,  mas me parece que não é tão comum (não sei se houve outras), premiações em áreas como  a de logística ou industrial.

Veja mais